Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2131
Título: Línguas em contacto, o ensino do espanhol em contexto pedagógico: um olhar de supervisão num estudo caso
Autor: Cacholas, Maria do Rosário Torneiro
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme d'Almeida
Palavras-chave: Língua estrangeira
Ensino secundário
Data de Defesa: Jul-2008
Resumo: O presente estudo teve como propósito demonstrar e fundamentar a metodologia utilizada no estágio pedagógico de Espanhol no ano lectivo de 2006/07, desenvolvido na Escola Secundária c/ 3.º CEB Campos Melo, na Covilhã, sob supervisão do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior. Partimos de uma reflexão teórica sobre a supervisão pedagógica e sobre o ensino do Espanhol como língua estrangeira nos ensinos Básico e Secundário em Portugal, sendo esta uma realidade recente que exige a preparação de professores orientadores. Assim, ousamos apresentar neste trabalho o nosso modelo, desde a fase de preparação para a investigação-acção à avaliação do trabalho desenvolvido. Ainda na primeira parte do trabalho, evidenciamos a nossa opção pelo método enfoque por tareas, uma vez que defendemos uma pedagogia centrada no aluno e encaramo-la como uma ciência em constante mudança, salvo o que, em nossa opinião, sempre será clássico no ensino - alunos, professores, escola. Com a apresentação das sequências de aprendizagem, sob forma de portfólio, que os professores estagiários prepararam e executaram, pretendemos defender que o sucesso no processo de ensino-aprendizagem pode passar pela capacidade de organização de cada docente, pela forma como planifica a longo, médio e curto prazos e como aplica na sala de aula o que previamente planificou. O uso do portfólio, além de outras funções, promove o desenvolvimento reflexivo do trabalho docente e obriga a pensar e a variar actividades que levem os alunos a atingir os objectivos comunicativos para cada sequência de aprendizagem. Por último, abordamos, ainda que de forma breve, a questão da avaliação, a qual entendemos como um processo contínuo e regulador que favorece o processo ensino-aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2131
Designação: Especialidade em Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literários
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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