Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2132
Título: Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
Autor: Bonifácio, Célia Maria Gomes
Orientador: Vieira, Cristina Maria da Costa
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Poesia
Criação poética
Equilíbrio emocional
Data de Defesa: 2008
Resumo: O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2132
Designação: Mestre em Letras, Especialidade em Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literários
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado - parte 1.pdf213,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação de mestrado - parte 2.pdf905,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação de mestrado - parte 3.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.