Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2133
Título: Escola e família: comunidade de leitores em contextos escolares e não escolares
Autor: Ramos, Isabel Maria Pires da Fonseca Aguilar
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme d'Almeida
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura
Data de Defesa: 2008
Resumo: A interacção escola-meio apresenta-se como uma realidade à qual a escola não pode ficar alheia. O presente trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca da leitura e da sua aprendizagem, remete para a formação de uma comunidade de leitores que de um modo ingénuo e até poético mostra que, mesmo no interior do país, os pais/encarregados de educação apenas necessitam de ser acarinhados e valorizados, para poderem colaborar activamente com os professores na educação dos seus filhos. Deste modo, a escola partiu para além dos seus muros à procura de outros contextos que indiscutivelmente se podem cruzar entre si, de forma harmoniosa. E, assim, foi nascendo o que neste trabalho apelidámos, com uma certa audácia, de comunidade de leitores. Esta comunidade de leitores, assumida de forma democrática, constituída por leitores com interesses diversificados, mostrou, ao longo da nossa investigação, poder ser um elo precioso entre a escola e a comunidade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2133
Designação: Especialidade em Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literários
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Ramos.pdf11,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.