Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2270
Título: Concepção e representação no projecto de arquitectura: metodologia do projecto académico
Autor: Marum, Jorge Humberto Canastra
Orientador: Pinto, Luís Miguel de Barros Moreira
Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral Santiago
Palavras-chave: Projecto académico
Arquitectura
Data de Defesa: 2012
Resumo: A Metodologia do projecto académico é o mote para esta reflexão sobre a concepção e representação no ambiente académico da arquitectura. Do Processo de Bolonha e da consequente globalização normativa extensiva a todo o ensino europeu, resultou um tratamento generalizado para todas as universidades, áreas de ensino e respectivos cursos. Neste sentido, entende-se que este propósito generalizado resulta castrador, impedindo a diversidade dos sistemas de ensino e a definição de uma metodologia pedagógica identitária própria de cada escola, através da qual se deveria individualizar, garantindo um lugar específico no panorama do ensino internacional da arquitectura. Sobre o papel das universidades e dos seus sistemas de ensino, procura-se uma posição activa na definição de uma experiência pedagógica enriquecedora que forneça linhas orientadoras de concepção projectual, ao encontro de uma metodologia identitária e, enquanto ferramenta de investigação científica eficaz na obtenção de resultados. Nesse seguimento, a investigação debruça-se sobre as ferramentas de concepção e representação, em particular, sobre a forma como estas poderão influenciar os seus resultados. Partindo de uma fundamentação bibliográfica reportada aos séculos XIX a XXI, entre 1836 e 2010, com base no período histórico delimitado entre a criação das Belas-artes e as actuais Faculdades de Arquitectura em Portugal, defende-se que a universidade deve ter uma função específica enquanto escola através de uma postura de intervenção, no sentido da definição de identidade. Para tal, apontamos a definição de uma metodologia na formulação de linhas ou princípios orientadores para a concepção e representação da disciplina basilar de projecto de arquitectura. Como contributo, propõe-se um manual metodológico síntese sobre as principais variáveis que compõem a arquitectura no processo criativo de projecto académico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2270
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Doutor em Arquitectura
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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