Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2297
Título: Relatório de estágio pedagógico
Autor: Silvestre, André Fernando Pereira
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Vieira, Carlos Elavai
Palavras-chave: Educação física
Estágio pedagógico
Data de Defesa: 2010
Resumo: Várias são as concepções sobre o que é a Educação Física e qual a sua finalidade no âmbito da Educação. Esta diversidade deve-se muito à imagem do professor, assim como à sua prática lectiva, que numa evolução históricosocial tem vindo a sofrer algumas mutações relativamente aos papéis e funções do docente em geral, e do professor de Educação Física em particular. Ainda que ao longo do tempo tenham existido todas essas mudanças nas funções, embora contextualizadas de diferentes formas, é a acção de ensinar que permanece e caracteriza a função docente. Deste modo, o seguinte trabalho aqui apresentado em formato relatório, vem de acordo com o Regulamento de Estágio Pedagógico de Educação Física, elaborado em Outubro de 2009 pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), dar resposta à problemática que se acresce no processo de profissionalização da função docente, assim como promover uma prática profissional semi-autónoma, embora orientada e supervisionada no período de um ano lectivo. Constitui-se assim, uma oportunidade de formação onde o futuro profissional, já com alguma responsabilidade como professor e apoiado pelos seus pares, isto é, pelo núcleo de estágio criado na escola, assim como por dois orientadores, um da Universidade e outro da Escola, desenvolve as suas competências em todo o espectro das várias funções docente. Todas as actividades que este estágio propõe, têm a principal preocupação de aperfeiçoar a prática pedagógica na escola, na perspectiva do benefício dos alunos e da comunidade educativa. O contacto directo com a realidade sociocultural das escolas, é também uma das preocupações deste estágio, pois permite ao estagiário adquirir novas habilidades pessoais e profissionais, bem como reflectir sobre o desenvolvimento da Educação Física no contexto escolar. O Estágio Pedagógico, integra-se no segundo ano do plano curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e Secundário, estando este orientado de acordo com as políticas e normas de organização do Sistema Educativo Português (Currículo e Gestão Escolar). A fim de efectivar o Estágio Pedagógico, a UBI teve a necessidade de elaborar um protocolo com as escolas do concelho, integrando nelas os alunos estagiários e formando Núcleos de Estágio de Educação Física de três ou quatro elementos, acompanhados e orientados por um professor da escola. As actividades lectivas e não lectivas que se desenvolveram nos Núcleos de Estágio abordam quatro grandes áreas: (1) Ensino - Aprendizagem; (2) Direcção de Turma / Relação com o Meio; (3) Desporto Escolar / Intervenção na Escola; (4) Actividade de carácter Ciêntifico-Pedagógico. Desta forma podemos concluir que o Estágio teve por referência quatro pilares essenciais que se reflectem na sua estrutura interna. (1) A Universidade, que garante a continuidade do projecto de formação docente, acompanhando o normal decurso e a concretização dos objectivos previstos para a disciplina; (2) A escola, que constitui o sistema de acção em que se concretizam as orientações gerais do sistema educativo; (3) Os núcleos de estágio, que são as formas tradicionais de acolher os projectos dos estagiário; (4) Os orientadores de estágio, tanto da Universidade como da Escola. Neste relatório, será assim exposto todo o trabalho efectuado durante o estágio, sendo que este se realizou na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) da Covilhã no ano lectivo 2009/2010, ao encargo do orientador de estágio, Dr. Carlos Elavai, professor do grupo de Educação Física. As orientações da Universidade seguiram ao encargo do responsável da cadeira, Professor Doutor Júlio Martins. O Núcleo de Estágio de Educação Física, foi constituído, por três alunos mestrandos na Universidade da Beira Interior, sendo eles: André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues. Partirei assim, das motivações e expectativas do estágio, delimitando os meus objectivos, assim como os da escola para com os estagiários. Apresentarei a nível da metodologia - a amostra, que representa na parte lectiva, o número de alunos e as turmas com qual desenvolvi o meu trabalho, assim como todas as questões relativas ao Planeamento, seja a nível lectivo ou não lectivo. A contextualização do estágio, irá expor as três vertentes a que fui sujeito a planear, participar e organizar, sendo estas a leccionação, a direcção de turma e as actividades de intervenção escola-meio. Reflectir no final, através das dificuldades sentidas, assim como dos aspectos positivos e negativos, será um dos pontos a abordar neste relatório de estágio, que terminará com uma breve recomendação ao mesmo para posteriores estágios, no intuito de enaltecer esta vivência.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2297
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Pedagógico - André Silvestre.pdf588,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Caracterização da Turma 10º C.pdf991,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Caracterização da Turma 10º D.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Caracterização da Turma 10º E.pdf931,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Plano de Unidade Didáctica - Ginástica.pdf236,45 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação Anual da Disciplina de Educação Física 10ºCD.pdf289,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
Extensão e Sequência da Matéria de Ensino - Basquetebol.pdf260,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 17 (16-11-09) Aula Observada - André Silvestre.pdf657,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 20 (26-11-09) Aula Observada - André Silvestre.pdf656,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 33b (28-01-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf406,27 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 34b (01-02-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf560,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 35b (04-02-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf535,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 36b (08-02-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf561,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 37b (11-02-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf474,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 38b (18-02-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf310,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 59 (20-05-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf540,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 60 (24-05-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf516,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aula 61 (27-05-10) Aula Observada (André Silvestre).pdf523,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aulas 25 e 26 (12-11-09) Aula observada - André Silvestre.pdf627,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Operacionalização da Avaliação - voleibol.pdf203,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Operacionalização Sócio-afectivos - 10º ano.pdf193,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.