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Título: Responsabilidade social das empresas turísticas: estudo aplicado a empresas de alojamento turístico no concelho da Covilhã
Autor: Libombo, Dambusse Bucuane
Orientador: Dinis, Anabela do Rosário
Palavras-chave: Turismo sustentável
Responsabilidade social
Data de Defesa: 2010
Resumo: Cada vez mais, particularmente no contexto Europeu e concretamente em Portugal, o turismo é visto como uma actividade económica essencial devido ao seu impacto positivo e multiplicador no crescimento económico e no emprego. Para além disso, por ser uma actividade relacionada e fortemente assente no património cultural e natural dos territórios (destinos turísticos), honra de forma exemplar a necessidade de conciliar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, valorizando a sua dimensão ética e social e ambiental. A percepção da importância das dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento, por parte dos responsáveis de empreendimentos turísticos e o seu reflexo nas práticas organizacionais traduzir-se-ão no desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis. É a partir desta relação entre os conceitos de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social das empresas, particularmente relavante no sector turístico, que surgem as questões de partida para esta investigação: Que práticas de responsabilidade social são desenvolvidas nas empresas turísticas? Que factores favorecem ou, pelo contrário, limitam o exercício de práticas socialmente responsável nestas empresas? Para dar respostas a estas questões, após uma alargada revisão da literatura sobre os conceitos inerentes a esta problemática, procedeu-se a um estudo empírico de natureza qualitativa, com base em entrevistas realizadas a empresas de alojamento turístico localizadas na região da Serra da Estrela, concretamente no concelho da Covilhã. As empresas analisadas incluíram duas categorias distintas de alojamento: hotéis e alojamentos em espaço rural (TER) Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas socialmente responsável nestes empreendimentos depende, principalmente, da motivação do gerente/empresário e da importância que este atribui ao desenvolvimento destas práticas nas várias dimensões de responsabilidade social das empresas. Os resultados apontam também para algumas características distintivas nas práticas dos hotéis em relação aos alojamentos TER, associadas a factores como a dimensão, a natureza familiar e a estratégia da empresa. Do ponto de vista teórico os resultados contribuem para uma maior compreensão de dois aspectos ainda pouco estudados na literatura: a compreensão de como e porquê se desenvolvem práticas de RSE nas pequenas empresa e dos factores que as promovem ou limitam, particularmente no sector turístico onde as lógicas de responsabilidade social se confundem, muitas vezes, com as lógicas de sustentabilidade do negócio. Do ponto de vista prático, a compreensão deste fenómeno pode ser útil no desenho de políticas que promovam o desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis por parte das empresas turísticas, bem como ajudar a uma maior compreensão e consciencialização dos empresários do sector, das várias dimensões da Responsabilidade Social e da importância das práticas socialmente responsáveis para a sustentabilidade do negócio e da sociedade em geral.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2428
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Empreendedorismo e Serviço Social
Aparece nas colecções:FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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