Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2528
Título: (In)disciplina em contexto escolar: um estudo no âmbito do projecto turmamais
Autor: Figueiredo, Maria Dulce Ferreira de
Orientador: Loureiro, Manuel Joaquim
Palavras-chave: Abandono escolar
Indisciplina
Data de Defesa: 2010
Resumo: O estudo centra-se em três casos de alunos do 7º ano de escolaridade. A escola que frequentam aderiu a um projecto de combate ao insucesso, indisciplina e abandono escolar, o projecto TurmaMais. De acordo com a teoria de Bernstein, os episódios de indisciplina estão relacionados com a orientação específica de codificação e com as disposições sócio-afectivas dos alunos para as práticas reguladora e instrucional das professoras. De acordo com os pressupostos do projecto TurmaMais, estas práticas devem ser adequadas ao grupo em presença. Pretende-se, com este estudo, encontrar uma correlação entre os comportamentos de indisciplina destes alunos e as práticas reguladora e instrucional de duas professoras do projecto, designadamente Língua Portuguesa e Inglês, em dois contextos distintos: a turma de origem e a TurmaMais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2528
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(IN)DISCIPLINA EM CONTEXTO ESCOLAR - UM ESTUDO NO ÂMBITO DO PROJECTO TURMAMAIS.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.