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Título: Adaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBI
Autor: Rodrigues, Sónia de Fátima Pires
Orientador: Oliveira, Ema Patrícia de Lima
Palavras-chave: Vivência académica
Ensino superior
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente estudo tem como principais objectivos, analisar o processo de transição dos alunos para o Ensino Superior, tendo em conta as suas vivências académicas e os factores que poderão condicionar a adaptação dos alunos. Assim, foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r), na sua versão reduzida, com uma amostra de 281 sujeitos (154 mulheres e 127 homens) que frequentam pela primeira vez o Ensino Superior, das cinco faculdades da Universidade da Beira Interior. A grande maioria dos estudantes é proveniente do Centro do país. As idades dos estudantes oscilam entre os 18 e os 59 anos (M=20,0; DP=4,2). Neste âmbito, foi realizada uma análise descritiva para verificar as diferenças em função do género e idade, relativamente aos índices de adaptação. Os resultados obtidos, revelam que, geralmente são as raparigas que apresentam maiores índices de adaptação ao novo contexto académico. Os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, são os que apresentam melhores competências a nível interpessoal (M=47,6; DP=7,0), bem como os da Faculdade de Engenharia (M=50,5; DP=6,27). Os alunos, na sua maioria, percepcionam o seu rendimento académico como sendo superior, relativamente ao dos colegas de curso. São ainda os alunos que entram na primeira opção, os que demonstram ter mais competências a nível interpessoal e pessoal. Quanto ao estatuto de mobilidade dos alunos, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os que estão deslocados da sua residência de origem e os que não estão deslocados. Concluímos este trabalho, referindo algumas considerações relativamente à necessária identificação de aspectos que poderão dificultar o processo de adaptação, tendo em conta algumas limitações e damos sugestões para estudos futuros, na área do Ensino Superior.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2530
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, na área de Psicologia Clínica e da Saúde
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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