Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2554
Título: Relatório
Autor: Duarte, Patricia João Anastácio
Orientador: Oliveira, Ema Patrícia de Lima
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Ensino básico
Jovens institucionalizados
Intervenção psicológica
Data de Defesa: 2009
Resumo: A presente dissertação surge no âmbito do ciclo de estudos conducente a obtenção do grau de Mestre em Psicologia. Com ela pretendo apresentar e demonstrar as competências adquiridas ao longo de toda formação académica e principalmente do 5º ano do curso de Psicologia Escolar e da Educação, sendo este o ano em que efectuei Estágio Curricular e também em que desenvolvi o Seminário de Investigação e também de Intervenção. Desta forma, nas páginas que se seguem apresento as competências de avaliação e intervenção desenvolvidas no decorrer do estágio curricular que realizei no GAAF da Escola EB 2,3 de S. Silvestre em protocolo com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) no ano lectivo de 2007/2008, sendo que nestas apresento teoricamente fundamentados casos específicos que integram avaliação e intervenção no contexto escolar. Apresento ainda as competências de investigação adquiridas ao realizar o Seminário de Investigação com o tema “Importância do Desenvolvimento do Projecto Vocacional em Jovens Institucionalizados: Impacto das orientações para objectivos e dos padrões de identidade”, que inclui a delimitação de um objecto de estudo, selecção de metodologias, escolha da bibliografia mais pertinente para o estudo do tema, formulação hipóteses de estudo, aplicação dos instrumentos seleccionados para avaliar o impacto destas duas dimensões no desenvolvimento vocacional de jovens institucionalizados, sendo estes a “Escala de Orientação para Objectivos em Contextos de Realização” (adaptação portuguesa da “Personal Achievement Goal Orientations” do “Patterns of Adaptive Learning Scales” de Midgley et al., 2001) e a Escala de “Padrão Individual de Projectos” (adaptação portuguesa da “Grönningen Identity Development Scale” de H. Bosma) e por fim obter e analisar os resultados através de um estudo exploratório de natureza correlacional com 61 jovens de diferentes instituições do concelho de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2554
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



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