Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2592
Título: O impacto do processo de Bolonha na formação de professores de Educação Visual e Tecnológica
Autor: Melo, Ana Luísa Pinto do Souto e
Orientador: Branco, Maria Luísa
Palavras-chave: Formação de professores - Educação visual e tecnológica
Ensino superior
Reforma pedagógica-didáctica
Processo de bolonha
Data de Defesa: 2013
Resumo: A reestruturação e a uniformização do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha, revelaram-se necessárias para fazer face ao aumento dos níveis de competitividade social, cultural e económica no espaço europeu. A mudança do paradigma educacional decorrente traduz, no geral, um ensino focado na aquisição de competências de âmbito genérico e transversal, na convergência interdisciplinar e na flexibilização curricular. A concretização da reforma pedagógico-didática no ensino superior poderá beneficiar dos contributos da Gestaltpedagogia, da Educação pela Arte e da Metodologia Projetual, tal como propomos no âmbito do presente trabalho, já que as novas exigências educativas pressupõem a formação integral do indivíduo através de uma educação que agora se entende global e socialmente interventiva. A aquisição de competências transversais e globalizantes e a resolução de problemas poderão constituir, no nosso entender, uma base concetual na reorganização nas práticas de ensino e aprendizagem instituídas por Bolonha. As novas conceções de ensino e aprendizagem acarretam consequências nos cursos de formação, designadamente nos novos papéis dos professores e dos alunos e nas dinâmicas de ensino, aprendizagem e avaliação. A presente investigação tem, pois como principal objetivo refletir sobre o impacto do Processo de Bolonha no curso de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico através de um Estudo de Casos Comparativo entre duas instituições de ensino superior politécnico e universitário português. Para o efeito, auscultámos professores, coordenadores de curso e alunos, através de entrevistas e grupos focais, e procedemos à análise documental, procurando verificar as alterações ocorridas com a mudança do paradigma de ensino e aprendizagem e a pertinência da sua aplicação prática no contexto da formação atual. De uma maneira geral, os resultados obtidos corroboram algumas das conclusões de estudos já realizados sobre a implementação do PB a nível europeu. Embora circunscrita à formação de professores de EVT, esta investigação mostra que os planos curriculares dos cursos são ainda demasiado rígidos e, em alguns casos, com componentes que não cumprem os pesos percentuais mínimos enunciados na legislação portuguesa. Apesar de haver uma perceção geral sobre as vantagens e a necessidade da diversificação nas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, estas, na prática, continuam limitadas a um ou dois tipos. Por outro lado, a distinção entre objetivos e competências é ainda pouco clara para alguns professores e predominam as competências específicas relativamente às genéricas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2592
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Doutor em Educação
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseALSM(FINAL).pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.