Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2599
Título: Avaliação: concepções, práticas e constrangimentos
Autor: Fonseca, Maria Angelina Correia Claro da
Orientador: Branco, Maria Luísa
Palavras-chave: Métodos de avaliação
Ensino básico
Data de Defesa: 2009
Resumo: A cultura avaliativa educacional tem vindo a sofrer alterações significativas nos últimos anos. Actualmente, os normativos legais estabelecem que a avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, assumindo um carácter eminentemente formativo. Mas a avaliação prescrita, por si só, não tem o poder de transformar as práticas de avaliação. A investigação recente identifica práticas avaliativas de natureza predominantemente sumativa, contrariamente à prescrição dos normativos e à retórica avaliativa. Com este estudo de caso, pretendeu-se conhecer as concepções e as práticas pedagógicas de avaliação dos docentes, numa escola básica, bem como os seus constrangimentos nesse processo. Para a consecução destes objectivos, recorreu-se à técnica da entrevista semi-estruturada. A partir dos dados recolhidos, acentuou-se a ideia que a óptica dos professores é a mesma que subjaz aos princípios normativos instituídos. Encaram a avaliação como parte integrante da aprendizagem, um processo de recolha e análise sistemática de informação, reflexão, interpretação e decisão, conferindo-lhe uma dimensão reguladora. Contudo, levar à prática todas estas intencionalidades, é sem dúvida um enorme desafio intrínseco à complexidade da avaliação, tendo em conta as diversas dificuldades enunciadas pelos docentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2599
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMestAngelina.pdf521,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.