Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2600
Título: Desenvolver competências a brincar: as competências promovidas pelas brincadeiras e jogos de criança
Autor: Vaz, Ilda da Conceição Alves
Orientador: Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Palavras-chave: Crianças
Desenvolvimento de competências
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente investigação procura contribuir para a compreensão da importância das brincadeiras e dos jogos tradicionais na vida das crianças em idade escolar. Entendemos que se trata de um estudo complexo, pois queremos dar a conhecer a multicultura que lhe está associada, privilegiando a perspetiva de estudos e recolhas no âmbito das tradições e do folclore do nosso país. Os atores envolvidos neste processo são as crianças que frequentam o Projeto Escola Infantil de Folclore na vila da Boidobra. A metodologia adotada foi essencialmente qualitativa de corte descritivo, aplicando inquéritos por questionário às crianças intervenientes neste mesmo projeto, respetivos pais, e inquéritos por entrevista apoiada num formulário semiestruturado a agentes educativos externos ao projeto. Após a elaboração do trabalho, conclui-se que as mudanças ocorridas ao nível social, político e económico têm provocado profundas alterações na vida das crianças, contribuindo para a perda de muitas tradições, assim como alguns valores mais profundos. Neste domínio da brincadeira e jogo da criança no âmbito do tradicional, as conclusões mostram que é possível aperfeiçoarmos o desempenho e as competências, proporcionando às crianças momentos de prazer, para que as consigam pôr em prática livremente. As competências que estas crianças desenvolveram traduzem-se num maior aprofundamento do conhecimento das tradições do povo português de transmissão oral, nomeadamente: provérbios; adivinhas; jogos bailados com a dança e música que lhes estão associados; lengalengas; bem como a construção de brinquedos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2600
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógica
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