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Título: Reminiscência conjunta e bem-estar psicológico de pais e crianças em idade pré-escolar e escolar
Autor: Guerra, Daniela Lourenço
Orientador: Afonso, Rosa Marina
Palavras-chave: Reminiscência conjunta
Bem-estar psicológico
Data de Defesa: 2013
Resumo: A reminiscência conjunta é um tipo específico de reminiscência referente às conversas que os pais têm com os filhos acerca de experiências passadas pessoais e significativas, podendo ser vivências apenas das crianças ou partilhadas pelos pais e filhos. Este estudo pretende analisar e descrever as funções da reminiscência conjunta entre pais e filhos e relacioná-las com o bem-estar psicológico dos pais. Participaram neste estudo 329 pais de crianças com idades compreendidas na cidade entre os 3 e 10 anos. Os participantes apresentaram idades compreendidas entre os 23 e os 57 anos (M = 37,78; DP = 5,416), sendo 18,8 % pais e 81,2 % mães. Os instrumentos usados foram um questionário sociodemográfico, Caregiver-chilg Reminiscence Scale, de Kulkofsky & Koh (2009) (adaptada no âmbito desta investigação) e a versão reduzida das Escalas de Bem-Estar Psicológico, de Novo, Duarte-Silva e Peralta (2004). Os resultados indicaram que os pais apresentam um elevado nível de bem-estar psicológico. Pode observa-se que apesar de 16 participantes referirem não participar em atividades de reminiscência com o seus filhos, os outros 313 fazem-no frequentemente, sobretudo com a função de Regulação Emocional e Vinculo Cuidador-Criança e Desenvolvimento e Relações Familiares. São encontradas diferenças estatisticamente significativas na reminiscência conjunta entre pais e mães (t(311)=-2.05; p=0,04), níveis de escolaridade dos pais (F(2;310)=7.198; p<0,01) e idade dos filhos (t(311)=2,43; p=0,02), sendo a utilização das funções de reminiscência maior por parte das mães, de quem tem habilitações académicas mais baixas e quando é dirigida a crianças em idade pré-escolar. Os resultados apontaram uma ligeira correlação entre a utilização das funções de reminiscência conjunta com o bem estar psicológico dos pais, nomeadamente uma relação positiva entre a dimensão Crescimento Pessoal e as funções de Identidade, Ensino e Transmissão de Estratégias de Coping; Desenvolvimento e Relações Familiares e Compreensão e Promoção de Competências na Criança, e uma relação negativa entre a escala Domínio Pessoal e a função Conversação da reminiscência conjunta. Os resultados sugerem que a reminiscência conjunta pode estar relacionada com o bem-estar dos pais de crianças em idade pré- escolar e escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2605
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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