Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2637
Título: Competências de avaliação, intervenção e investigação em psicologia clínica e da saúde
Autor: Leite, Renata Santos
Orientador: Maia, Luís
Palavras-chave: Intervenção psicológica
Investigação psicológica
Data de Defesa: 2008
Resumo: Esta dissertação surge no âmbito curricular do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Mestre em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) no ano lectivo 2007/2008. Assim, com este documento pretende-se apresentar e demonstrar toda a aquisição feita ao longo da formação académica, nomeadamente a comunicação da aprendizagem de competências adquiridas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológica. De igual modo, estas componentes tiveram a sua aplicabilidade no âmbito do Estágio Curricular 2006/2007 no Serviço de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, sob a orientação directa e no local do Professor Doutor Luis Maia. De seguida são apresentadas as competências relacionadas com a avaliação e intervenção psicológica, desenvolvidas no Relatório de Estágio e Seminário de Intervenção que representam um contributo relevante para a área do conhecimento em que se integram a apresentação teoricamente fundamentada de casos específicos, bem como a exposição da respectiva avaliação e acompanhamento clínico de alguns dos diversos casos clínicos inerentes ao Estágio curricular. Particularmente, as competências de intervenção estão expostas primeiramente com um caso clínico que serviu de suporte ao Seminário de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde 2006/2007 e, posteriormente, com a apresentação dos respectivos planos terapêuticos desenvolvidos de forma idiossincrática a cada utente em função da avalição clínica realizada previamente. De referir que as competências de investigação envolvem a delimitação do objecto de estudo, a selecção fundamentada das metodologias para a sua abordagem, a recolha de informação e bibliografia pertinente, a concepção de uma hipótese de trabalho, a implementação de um trabalho teórico e/ou empírico, e a análise crítica dos resultados obtidos. Neste sentido, apresenta-se o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, subordinado ao tema “Avaliação das Funções Cognitivas, do Humor e da Qualidade de Vida na Epilepsia”, sob a orientação do Professor Doutor Luis Maia. Trata-se de um trabalho de investigação de carácter exploratório e comparativo, que pretende estudar, analisar e comparar os rendimentos neuropsicológicos bem como a qualidade de vida em pacientes diagnosticados com Epilepsia e sujeitos normativos, com idades compreendidas entre os 13 e 60 anos, de diferentes níveis educacionais. Através da administração de instrumentos como as Escalas de Memória e Processos Intelectuais da versão portuguesa experimental da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Luria-Nebraska (Adultos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III), Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida na Epilepsia (QOLIE-31 e QOLIE-AD-48, versão para adultos, crianças e adolescentes, respectivamente), Questionário da Qualidade de Vida em sujeitos normativos (WHOQOL-Abreviado, versão portuguesa), Mini Mental State Examination, Figura Complexa de Rey, Inventário de Avaliação Clínica da Depressão e Inventário de Depressão para Crianças.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2637
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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