Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2657
Título: Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
Autor: Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
Orientador: Loureiro, Manuel
Data de Defesa: 2012
Resumo: Num panorama linguístico tão rico e diversificado que abrange milhares de línguas, a Língua Inglesa destaca-se por ter a distinção de ser a lingua franca em diversos domínios da cultura e sociedade, nomeadamente nas artes, economia, comércio e política. Esta realidade reflete-se nas políticas educativas de inúmeros países, incluindo Portugal, onde o Inglês é a Língua Estrangeira mais ensina nos estabelecimentos de ensino. O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco visa a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, e, consoante a vigente universalidade do Inglês e a consequente abundância de documentação técnica escrita nesse idioma, tem privilegiado o ensino da Língua Inglesa nos cursos desenvolvidos. Contudo, os formandos que frequentam este Centro manifestam à partida algum desinteresse e desmotivação na aprendizagem desta língua. Este estudo aferiu as perceções da importância da Língua Inglesa destes formandos, bem como os sentimentos relativos à sua aprendizagem, e confrontou-os com as opiniões que os formadores têm sobre as representações dos seus formandos. Participaram neste estudo 74 formandos do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, distribuídos por oito cursos, e cinco formadores em exercício de funções. Para a recolha de dados, foram utilizados dois inquéritos: um composto por itens de escolha múltipla, perguntas abertas e escalas tipo Likert para os formandos, e um inquérito de resposta aberta para os formadores. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a relevância da Língua Inglesa a nível global, os formandos manifestam um conhecimento escasso acerca da afluência e hegemonia desta língua nas mais diversas áreas. Apesar de os formandos reconhecerem o Inglês como uma das línguas mais faladas a nível mundial e a maioria gostar de aprender Inglês, os seus hábitos de estudo não são consistentes com estas assunções, sobretudo quando estes formandos consideram a língua importante para o seu futuro profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2657
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perceções dos alunos face à aprendizagem da Língua Inglesa.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.