Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2659
Título: Declínio da memória visual na esquizofrenia
Autor: Figueiredo, Maria Inês Ismael de
Orientador: Simões, Maria de Fátima Jesus
Leitão, Carlos Manuel de Moura Martins
Palavras-chave: Esquizofrenia
Memória de trabalho
Data de Defesa: 2013
Resumo: A esquizofrenia é uma patologia incapacitante que interfere nos domínios cognitivos, emocionais, sociais e funcionais do individuo. Especificamente quanto às funções executivas do funcionamento cognitivo, os dados empíricos obtidos nas investigações realizadas concluem que se verifica um deterioro da memória de trabalho, sendo necessário compreender quais as suas componentes mais afetadas. Uma vez que a memória visual promove a ligação da representação percetiva com a representação de longo prazo de objetos, o principal objetivo deste estudo é averiguar a existência de diferenças no desempenho dos indivíduos numa tarefa experimental acerca deste tipo de memória, comparando os resultados obtidos por um grupo de sujeitos com esquizofrenia (n = 21) e um grupo de controlo sem psicopatologias (n = 21). Para tal desenvolveu-se um estudo de design quasi-experimental, de avaliação deste sistema mnésico, com duas condições distintas, baseadas nos trabalhos de Sperling (1960): o Relatório Total e o Relatório Parcial. Os resultados demonstram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de participantes, nomeadamente no que diz respeito à quantidade de acertos, à média de acertos, às habilitações literárias, à profissão e à média de acertos face aos diferentes intervalos inter estímulos (ISI), tendo o grupo experimental demonstrado maiores dificuldades.
Schizophrenia is an incapacity pathology that interferes in cognitive, emotional, social and functional domains of the individual. Specifically about executive functions of the cognitive functioning, the empirical data obtained in many researches conclude that there is an impairment of working memory. That for, is necessary to understand which of the components are more affected. Visual Memory promotes the connection between a perceptual representation and a long-term representation of objects, so the main purpose of this paper is to assess the existence of differences in the performance on an experimental task that evaluates this memory system, comparing the data between a group of individuals with schizophrenia (n= 21) and a healthy control group (n= 21). It was developed a research with an quasi-experimental design, assessing this memory system, based on Sperling work (1960), with two different conditions: Total Report and Partial Report. The results demonstrate the existence of differences between the two groups of participants, namely in what concerns the amount of hits, the mean of hits, educational qualifications, occupation and mean of hits in different inter stimulus interval (ISI). The experimental group demonstrate greater difficulties.
La esquizofrenia es una patología incapacitante que interfiere con los dominios cognitivos, emocionales, sociales y funcionales del individuo. Específicamente cuanto las funciones executivas del funcionamiento cognitivo, los dados empíricos obtenidos en investigaciones realizadas concluyen que se verifica un deterioro de la memoria de trabajo, siendo necesario comprender cuales las componentes más afectadas. Una vez que la memoria visual promueve la ligación da representación perceptiva con la representación de largo plazo de objetos, el principal objetivo de este estudio es averiguar la existencia de diferencias en el desempeño de los individuos en una tarea experimental acerca de este tipo de memoria, comparando los resultados obtenidos con un grupo de sujetos con esquizofrenia (n= 21) y un grupo de controlo sin psicopatología (n= 21). Para tal, se desarrolló un estudio de design quasi-experimental, de evaluación de este sistema de memoria, con dúas condiciones distintas, basadas en los trabajos de Sperling (1960): en Informe Total e el Informe Parcial. Los resultados muestran a existencia de diferencias entre los dos grupos de participantes, a saber con respecto à la cuantidad de éxitos, la media de éxitos, las cualificaciones, la profesión y la media de éxitos frente los diferentes intervalos entre estímulos (ISI), tiendo lo grupo experimental mostrado mayores dificultades.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2659
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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