Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2694
Título: Contribuição e identificação de crianças e adolescentes sobredotados: o contributo dos testes de inteligência e da sinalização dos professores
Autor: Rocha, Hugo Miguel da Silva
Orientador: Oliveira, Ema Patrícia Lima
Palavras-chave: Sobredotação
Processos de identificação
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente investigação tem como objetivo principal caracterizar um grupo de as crianças e adolescentes com altas habilidades sinalizados pelas Delegações da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) de Braga e do Porto. Por outro lado compreender o contributo dos testes de inteligência e da sinalização dos professores na identificação da sobredotação. A amostra integra as avaliações feitas por estas duas delegações entre Junho de 2002 e Fevereiro de 2012 e é constituída por 130 participantes, com idades compreendidas entre os 4,3 e os 16,2 anos. A investigação assum um desenho correlacional descritivo com um caráter exploratório. Neste estudo foram usadas duas escalas de inteligência: a WISC-III e a WPPSI-R e uma escala de classificação de comportamentos: a EACCAS. Neste sentido, as hipóteses que colocámos visavam eventuais diferenças nos testes de inteligência em função do ciclo de estudos ou do sexo, diferenças na sinalização feita pelos professores em função do ciclo de estudos ou do sexo e a análise de correlações entre os testes de inteligência e a sinalização dos professores,e entre as subescalas da EACCAS. Assim os resultados do nosso estudo evidenciaram correlações positivas entre a subescala de Aprendizagem e o QI realização da WISC-III e o QI verbal da WPPSI-R e uma correlação negativa entre a subescala da liderança e o Índice de Compreensão Verbal da WISC-III. Constatou-se também uma forte correlação entre todas as dimensões da EACCAS. Palavras-chave
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2694
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese24junho.pdf860,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Referências e Anexos.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.