Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2709
Título: Contributos para o ensino experimental da química em países da língua oficial portuguesa: Cabo Verde
Autor: Paraíso, Célia Marisa dos Santos
Orientador: Santos, Amélia Rute de Lima
Palavras-chave: Ensino das ciências
Formação de professores
Data de Defesa: 2011
Resumo: Apesar de todos os progressos no que respeita à Educação, um levantamento das principais dificuldades inerentes ao Ensino em Cabo Verde evidencia que é indispensável assegurar melhorias substanciais em relação ao Ensino Experimental da Química. Sabe-se que, ainda, não existem manuais endógenos de Química para todos os níveis de Ensino Secundário e que os professores optam por abordagens curriculares tradicionais descurando a natureza experimental desta disciplina curricular e consequentes mais-valias no processo ensino-aprendizagem. De entre outras, as justificações prendem-se com a falta de recursos materiais, falta de laboratórios e falta de formação científico-pedagógica dos professores. Neste sentido, emergiu a questão que norteou o presente trabalho “Que materiais pedagógicos desenvolver para apoiar Cabo Verde no Ensino Experimental da Química a nível Secundário?”. Assim, este trabalho desenvolve-se, numa primeira fase, como uma pesquisa e análise dos problemas reais do Ensino em Cabo Verde e da procura de soluções desenvolvida por responsáveis governamentais, académicos e técnicos cabo-verdianos. São também desenvolvidas e discutidas as possibilidades reais de implementação do ensino de natureza experimental como uma realidade exequível no Ensino da Química a nível do Ensino Secundário em Cabo Verde. Finalmente, foi elaborado um guião de apoio ao professor com atividades experimentais ligadas às Orientações Curriculares, com recurso a materiais de fácil aquisição, de manipulação simples e segura, e de baixo impacto económico e ambiental, que podem ser executadas na ausência de espaços laboratoriais sofisticados, criando situações de aprendizagem ativas, colaborativas, experienciais, e dirigidas para a resolução de problemas a nível local e global, seguindo uma orientação CTSA.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2709
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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