Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2724
Título: Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
Autor: Duarte, Susana
Orientador: Simões, Maria de Fátima de Jesus
Palavras-chave: Depressão infanto-juvenil
Dificuldade de aprendizagem
Data de Defesa: 2010
Resumo: As dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2724
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, na área de Clínica
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir
Gráficos_4.2 e 4.3.xlsx48,62 kBMicrosoft Excel XMLVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.