Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2738
Título: O educador de infância como promotor de uma educação para a cidadania democrática: perfil de competências
Autor: Romano, Raquel Jorge Beato
Orientador: Branco, Maria Luísa.
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Competência profissional
Data de Defesa: 2011
Resumo: sociedade actual é caracterizada por uma enorme diversidade e complexidade, exigindo-se mais do que nunca, cidadãos interessados, activos, críticos, coerentes, responsáveis e conscientes da necessidade do exercício da sua função social. O jardim-de-infância, enquanto instância de socialização, desempenha um papel preponderante na educação dos seres humanos e na formação de cidadãos competentes. As funções do Educador de Infância, enquanto agente social, exigem a aquisição de novas/diferentes competências tendo em vista a formação de seres preparados para o exercício da cidadania no século XXI. É, pois, urgente definir um perfil de competências necessárias ao Educador de Infância enquanto promotor de uma educação para a cidadania democrática. Entre estas destacamos como mais importantes: ser observador, criativo, confiante, comunicador, justo, companheiro, respeitador, solidário, autêntico e, acima de tudo, reflexivo pois esta competência possibilita uma maior eficácia pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2738
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Social e Comunitária
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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