Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2770
Título: Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
Autor: Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
Orientador: Ismael, Isabel Guerreiro da Costa
Palavras-chave: Poluição atmosférica
Poluição atmosférica
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2770
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da Química à Toxicologia_ Uma Abordagem no Ensino Secundário.pdf10,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.