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Título: Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica
Autor: Serra, Isabel Maria Ferreira Vicente
Orientador: Maria Isabel Guerreiro da Costa, Maria Isabel Guerreiro da Costa
Palavras-chave: Literacia científica
Ensino da física e química
Data de Defesa: 2013
Resumo: Com este projeto intitulado Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica, procurou adotar-se várias estratégias no âmbito do ensino para a educação em ciências. Para o efeito recorreu-se a conteúdos curriculares e extracurriculares sobre o tema ácido-base, aplicados a alunos do 1.º ciclo e 3.º ciclo do ensino básico e a alunos do 10.º e 11.º ano do ensino secundário, com o objetivo de promover a literacia científica. A centralidade do tema ácido-base deve-se ao reconhecimento da sua importância no domínio da Química, e ao fato dos ácidos e das bases serem substâncias químicas constantemente presentes no quotidiano, o que só por si revela um enorme potencial no sentido de gerar de forma enquadrada a curiosidade científica. Neste projeto pretendeu-se, com base em vários recursos educativos (manuais escolares e tecnologias de informação e comunicação), atividades curriculares e extracurriculares, e com o recurso a vários indicadores, demonstrar as virtualidades do ensino experimental focado no desenvolvimento de cidadãos com competências e capacidades para apreender reflexivamente e agir sob vários tipos de contextos, fatores e fenómenos. Através dos exercícios pedagógicos e das várias reflexões contidas neste projeto percebe-se que a curiosidade (científica) tem que ser alimentada por recursos, de forma a garantir alguns pressupostos fundamentais para o ensino experimental da Química: a escolha criteriosa dos trabalhos e projetos, enquadrada por objetivos, a relação custos/benefícios e a segurança; uma contextualização apropriada, promotora da relevância prática e intelectual e do interesse pelo trabalho experimental; a interpretação dos mecanismos que apoiam os processos de ensino-aprendizagem, preparando e maximizando a participação ativa e ação consciente do aluno. Os recursos educativos, entre o educativo e o educacional, são reconhecidos como instrumentos de cultura, uma vez que podem apoiar o desenvolvimento de uma curiosidade científica, no percurso para outras formas de literacia e de realização de si crescentemente qualificadas e reflexivas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2786
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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