Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2799
Título: Insight fischer+bus: da estratégia de comunicação ao briefing
Autor: Inocêncio, Diana Isabel Santo
Orientador: Elias, Herlander Alves
Palavras-chave: Comunicação estratégica - Estágio pedagógico
Comunicação estratégica - Projecto
Comunicação estratégica - Briefing
Comunicação estratégica - Cliente
Comunicação estratégica - Criativo
Data de Defesa: Out-2013
Resumo: Vivemos cada vez mais numa sociedade onde comunicar é essencial. Em qualquer altura do dia, em qualquer grupo, em qualquer trabalho, “comunicar” tem de ser a palavra-chave e na Publicidade não é excepção. A elaboração de uma boa estratégia de comunicação leva a um bom “briefing” que será rapidamente interpretado pelo criativo a fim de construir uma óptima campanha. Sem uma comunicação estável, isto não seria possível. É neste contexto que se desenvolve o meu trabalho. O presente estudo é realizado para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras e para isso realizo então um estágio curricular com a duração de três meses, na Agência de Comunicação Integrada - Fischer+Bus. Além de apresentar uma descrição das actividades desenvolvidas ao longo do estágio e de desenvolver os temas Comunicação Estratégica e “briefing”, este relatório tem por objectivo descobrir quais são as dificuldades que surgem durante a criação de uma boa estratégia de comunicação ao mesmo tempo que nos explica a importância de uma estratégia de comunicação bem construída para o sucesso de uma campanha. Com a aplicação do estudo empírico, depois da apresentação dos resultados obtidos através do instrumento de recolha de informação questionário, comprovamos que é essencial uma boa relação com o cliente para a estratégia de comunicação ser bem definida e clara para que o criativo consiga fazer um bom trabalho.
Communication is a stepping stone in nowadays‟ society. At any time of the day, in any group and in every job “to communicate” has to be the key word and the advertising world is no exception. Planning a good communication strategy enhances a good briefing, rapidly understood by the creative who will then be able to plan a good campaign. Without a steady and fluent communication this would not be possible. This is the scope of this work. This study is performed to obtain a Master´s Degree in Strategic Communication: Advertising and Public Relations, at Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras and through a three month internship at Fischer-Bus - an Integrated Communication Agency. Besides presenting a description of the activities completed throughout the internship, the topics Strategic Communication and Briefing are also developed. This report intends to enlighten which difficulties a creative of a good communication strategy has to deal with and attempts also to explain the high importance of a well thought and planned strategy in order to achieve a well succeeded campaign. By applying an empirical study to the data and the information collected from questionnaires, we are able to prove that a good relationship with the client is essential to define a clear and straightforward strategy so that a creative can attain a level of excellence in his work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2799
Designação: Mestrado em Comunicação Estratégica, Publicidade e Relações Públicas
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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