Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2801
Título: Protocolo e imagem : estudo de caso do Push 2012: Brand & Media Talks
Autor: Costa, Paulo Filipe Ramos de Almeida Gomes da
Orientador: Gonçalves, Gisela Marques Pereira
Palavras-chave: Comunicação estratégica - Estágio pedagógico
Comunicação estratégica - Universidades
Protocolo - Comunicação organizacional
Protocolo - Imagem organizacional
Protocolo - Organização de eventos
Identidade corporativa
Data de Defesa: Out-2013
Resumo: O objetivo deste Relatório de Estágio é o de explorar o papel do protocolo, enquanto uma ferramenta de comunicação, para a criação e o desenvolvimento de eventos que promovam as relações da Faculdade de Artes e Letras com os seus públicos alvo. Inserindo-se num contexto atual, onde as universidades procuram interagir de forma relevante e duradoura com os seus alunos, a disciplina do protocolo, bem como, as suas dinâmicas e estruturas atravessam novos paradigmas, que desafiam as estruturas tradicionais destas organizações em particular. Sendo que, outrora uma das atividades de maior importância no seio académico, os eventos de índole académica e científica, vêm o seu desígnio inicial diminuir, mas também, devido ao contexto económico frágil as universidades atravessam maiores dificuldades para investir na sua organização. Adicionalmente, o protocolo não está a conseguir fazer-se útil para os alunos, na medida em que, necessita auscultar as suas opiniões e promover um espaço de interação revelante onde os públicos e as organizações podem interagir. No entanto, os investimentos na difusão do conhecimento e na promoção de espaços de debate não devem parar, por isso, através de um estudo de caso percorreram-se as várias opções protocolares do Push 2012 – Brand & Media Talks e inquiriram-se os seus participantes, para compreender que os alunos estão interessados em participar neste tipo de eventos e que através de interações relevantes e interativas os alunos melhoram a imagem que desenvolvem da sua faculdade. Por conseguinte, estes paradigmas devem ser encarados como oportunidades para os responsáveis pela comunicação estratégica das universidades. Sendo que, o protocolo enquanto ferramenta de organização de eventos, surge como responsável por esta situação, mas também, segundo os resultados obtidos, a solução passará pela readaptação a estes novos paradigmas.
The goal with this report is to explore the role of protocol as a communication tool, that plans and executes events that promote relations between Faculdade de Artes e Letras with the target publics. In the actual context, universities try to interact in way that matters and creates a lasting memory on their students, but protocol and its dynamics and structures in particular, are passing though new paradigms that challenge the traditional structures of this organizations in particular. In other times considered one of the most important activities in university, scientific and academic events see their starting objectives loose importance. As well, due to the economic context universities face tough challenges to invest, even on its planning. Even more, protocol it’s not managing to make itself useful to students, in a way, this situation demands protocol to listen to their opinions and to promote a interaction space, where publics and organizations can interact. But the investments on the diffusion of scientific knowledge can´t stop, with this in mind, approaching this investigation with a case study, we studied the several protocol norms used in Push 2012 – Brand & Media Talks, and while inquiring its participants, to conclude that students are actually interested to participate in this kind of events, but they need to be relevant and interactive, as a requisite to students to be interested in participating. And as well this kind of events participate in the image of the faculty. In this way, this paradigms are to be faced as this paradigms must be faced as opportunities by the communication strategist of the universities. This way, protocol can be a tool to manage events, and this way it becomes the responsible of this situation, but by the results gathered, the solution should passed to this news paradigms.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2801
Designação: Mestrado em Comunicação Estratégica, Publicidade e Relações Públicas
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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