Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2804
Título: O grotesco na imagem publicitária
Autor: Silva, Maria João Barros
Orientador: Camilo, Eduardo José Marcos
Palavras-chave: Comunicação estratégica
Publicidade - Imagem
Anúncio - Choque publicitário
Anúncio - Grotesco - Consumidor
Grotesco - Espectador
Data de Defesa: Out-2013
Resumo: O significado da palavra grotesco teve um começo puramente artístico numa descoberta, de imagens de figuras humanas deformadas e alteradas. No entanto, este foi evoluindo e adotando novos significados mais amplos e concretos na atualidade. É possível encontrar vários exemplos do grotesco em várias plataformas, como no cinema, na televisão e na literatura. Neste sentido, para se poder proceder ao estudo desta temática é fundamental a conquista do conhecimento sobre o estatuto do grotesco na publicidade, nas suas dimensões representativas, significativas e narrativas, que refletem as componentes caracterizadoras do grotesco na imagem publicitária. Estes possibilitam que seja possível que o grotesco presente nas imagens publicitárias se revele como um impacto nas sensações do espectador. O presente estudo visa demonstrar, numa análise de caso, as possibilidades que uma publicidade pode fornecer ao espectador a partir das componentes utilizadas para demonstrar o estatuto de grotesco. A reflexão sobre o estudo do grotesco na imagem publicitária apresenta campanhas características do choque publicitário inerente, com o intuito de enriquecer e consolidar o conhecimento respeitante a uma imagem publicitária. Desta maneira, será possível uma conscientização da importância que a publicidade de choque tem na sociedade, bem como esta interage com o espectador na sua vida e na sua mente, ou seja, na sua imaginação e na criação de interpretações possíveis relativamente ao anúncio publicitário.
The meaning of the word grotesque had a beginning in a purely artistic discovery, of images of human figures deformed and altered. However, this has been evolving and adopting new meanings broader and more concrete in timeliness. It is possible to find several examples of grotesque in various platforms, such as cinema, television and literature. So, in order to proceed to the study of this theme is critical to conquer the knowledge about the statute of grotesque in advertising, in the representative dimensions, significative and narrative dimensions, those which reflects componentes characteristics of grotesque in the advertising image. Those allow that the grotesque in the advertising images, may be able to reveal himself as an impact in the feelings of the individual that view the advertising. The present study aims to demonstrate, through an analysis of case, the possibilities that an advertising can provide the spectator from the components used to demonstrate the statute of grotesque. The reflection of the study of the grotesque in images presents campaigns characteristics of shock advertising, with the aim to enrich and consolidate the knowledge concerning an advertising image. In this way, it will be possible an awareness of the importance that the shock advertising has on society, as well as this interacts with the spectator in his personal life and in his thougts, in other words, in his imagination and in the creation of possible interpretations regarding the advertisement.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2804
Designação: Mestrado em Comunicação Estratégica, Publicidade e Relações Públicas
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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