Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2878
Título: A influência da marca na decisão de compra: análise dos produtos de higiene pessoal e higiene doméstica
Autor: Manteigas, Cristina Marisa Martins
Orientador: Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Estratégia de marketing
Marca -- Decisão de compra
Comportamento do consumidor
Marca -- Avaliação
Data de Defesa: 2008
Resumo: Num mercado de consumo em que existe uma grande variedade de marcas em cada família de produtos, e que a escolha de uma marca no meio de tantas outras torna-se um processo bastante moroso, há necessidade de perceber mais sobre este tema. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo analisar até que ponto a marca pode ou não influenciar o processo de compra e se é um elemento que seja determinante no processo de compra. De seguida verificar quais os factores que mais podem influenciar o processo de escolha de uma marca. Para dar resposta a essas questões, elaborou-se um questionário que foi aplicado junto de uma amostra composta por dois grupos de respondentes distintos, sendo eles, elementos estudantes universitários e um outro grupo de não estudantes, para deste modo se verificar a existência de possíveis diferenças ou semelhanças entre os grupos na selecção de marcas de produtos de higiene pessoal e doméstica. Nesta investigação verificou-se, a existência de certas diferenças entre os grupos, o que denota preocupações e comportamentos distintos aquando da escolha de uma marca, bem como preocupações diferenciadas para com a marca escolhida consoante a categoria de produtos apresentada. Conclui-se que os respondentes, estudantes e não estudantes, indicam que a marca influencia o processo de compra. Quanto aos factores de escolha de uma marca, concluiu-se pela existência de diferenças entre os grupos, pois se os não estudantes se preocupam com questões relacionadas com a saúde no momento de indicarem um factor que possa influenciar a escolha de uma marca junto destas categorias de produtos, os estudantes demonstram mais preocupação com o tipo de promoções que a marca possa oferecer no momento de escolher.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2878
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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