Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2880
Título: As estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da região de turismo da Serra da Estrela
Autor: Estevão, Cristina Maria Santos
Orientador: Ferreira, João de Matos
Palavras-chave: Turismo - Hotelaria - Estudo de caso - Serra da Estrela
Hotelaria - Competitividade
Data de Defesa: 2008
Resumo: Considerando a gestão estratégica como um meio de uma empresa alcançar uma performance superior face aos seus concorrentes torna-se, necessário identificar as fontes de rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às necessidades percebidas. Na verdade, as alterações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a acautelarem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação visa estudar a identificação das estratégias competitivas, no sector da hotelaria, na Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), reconhecendo os elementos intervenientes neste sector, percebendo as relações de interdependência estabelecidas entre estes e identificando e organizando os factores relevantes para as decisões estratégicas. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste processo resultou que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade. Concluímos que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas em vez de uma estratégia específica e detectamos ainda a existência de diferentes grupos estratégicos no qual utilizam estratégias competitivas similares.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2880
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_final1.pdf8,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.