Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2952
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMadeira, Maria José Aguilar-
dc.contributor.authorNogueira, Débora Isabel Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-01-29T11:35:52Z-
dc.date.available2015-01-29T11:35:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2952-
dc.description.abstractA presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação do produto, quer ao nível do processo. Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica, actividades de I&D, e as actividades de Marketing. Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D, actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpresas - Inovação tecnológicopor
dc.subjectEmpresas - Produto - Inovaçãopor
dc.titleInfluência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador das empresaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestãopor
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Débora_Nogueira.pdf286 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.