Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2960
Título: O comportamento de compra do consumidor: análise do processo de decisão de compra
Autor: Cesário, Sandra da Silva Patrício
Orientador: Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Consumidores - Comportamento - Compra
Data de Defesa: 2009
Resumo: O campo do comportamento do consumidor é uma área que evolui ao longo do tempo, com base nas mudanças que ocorrem na sociedade ao nível económico, sociocultural e tecnológico, sendo por isso importante para a sociedade em geral conhecer o processo de decisão de compra dos consumidores e os factores que influenciam esse processo para uma melhor compreensão e actuação no mercado. O objectivo geral da dissertação é desenvolver o conhecimento e a compreensão do comportamento de compra do consumidor, o qual será feito numa primeira parte através de uma revisão bibliográfica e numa segunda parte através da realização de uma pesquisa empírica. O presente trabalho de investigação tem uma natureza exploratória, o método utilizado será a análise qualitativa, através da realização de entrevistas. A amostra é constituída por 10 consumidores, seleccionados por um processo de amostragem de conveniência, respeitando apenas o critério de serem aqueles que habitualmente fazem as compras para o lar. Como seria de esperar, verificou-se que os consumidores despenderam a maior quantia de dinheiro nas principais categorias de produtos alimentares, tais como mercado de frescos, lacticínios e mercearia, contudo foi possível detectar diferenças nas outras categorias e nas prioridades em termos de marcas. No que se refere ao processo de decisão dos produtos, constatou-se que o principal factor que mais influencia a selecção dos mesmos é o preço, seguido das promoções, sendo que a marca é um factor que não é importante na selecção e aquisição dos produtos. Os resultados finais mostraram que não é possível fazer previsões acerca do comportamento do consumidor ao longo do processo de decisão de compra, pois só metade dos consumidores entrevistados adquiriu todos os produtos que inicialmente tinha como intenção de compra.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2960
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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