Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2973
Título: A orientação para o mercado nas organizações não governamentais para pessoas com deficiência
Autor: Guerra, Maria Eugénia Pereira
Orientador: Paço, Arminda do
Rodrigues, Ricardo Gouveia
Palavras-chave: Organizações não governamentais - Pessoas com deficiência
Marketing social
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente estudo procura estudar a orientação para o mercado nas Organizações Não Governamentais para Pessoas com Deficiência (ONGPD). Com a crescente procura de serviços prestados por estas organizações, a sucessiva redução dos financiamentos públicos e o aumento da competição para angariar fundos, é importante que estas organizações utilizem instrumentos de gestão para que obtenham vantagens competitivas e melhorem o seu desempenho. Assim, a orientação para o mercado poderá ajudar na concretização no alcance destes objectivos. Por outro lado, também as ONGPD começam a trilhar o caminho da certificação da qualidade dos serviços sociais, EQUASS1, pelo que as organizações que adoptam o conceito de orientação para o mercado passam a estar mais focadas no cliente e no meio envolvente, nos financiadores e parceiros, o que à partida permitirá reunirem melhores condições para cumprirem com os requisitos da certificação. Neste sentido definiu-se como objectivo estudar qual a relação entre a orientação para o mercado e a prioridade dada à satisfação das necessidades dos clientes, o desempenho e a capacidade de captação de financiamento de uma ONGP. Para tal identificaram-se um conjunto de hipótese que foram posteriormente testadas. Para a análise da relação entre as variáveis Orientação para o Mercado e Prioridade dada às Necessidades dos Clientes, Desempenho e Financiamento foi aplicado um questionário a 297 ONGPD de âmbito nacional. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que existe uma relação entre a orientação para o mercado e a prioridade dada à satisfação das necessidades dos clientes, o desempenho e o financiamento, contudo existem outros factores para além da orientação paro mercado que explicam esta relação que não foram identificados no modelo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2973
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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