Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2975
Título: Avaliação de desempenho e motivação: o impacto das recompensas na motivação e obtenção de melhorias de desempenho, o caso da TranscorSV, S. A
Autor: Reis, Sandra Helena Graça
Orientador: Nunes, António João Santos
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Recompensa -- Motivação
Data de Defesa: 2009
Resumo: A realização do presente estudo tem por intuito analisar o impacto das recompensas na motivação e obtenção de melhorias de desempenho. O estudo de caso inerente a este documento recaiu sobre uma empresa de transportes rodoviários de passageiros de Cabo Verde, a “Transcor SV, S.A.”. Os resultados acusaram que neste contexto organizacional, os trabalhadores do escritório e os controladores atribuem um impacto positivo às recompensas na motivação e obtenção de melhorias de desempenho, tendo sido apurado que para além das recompensas deve-se ter em linha de conta outras medidas para promover efectivamente a motivação. Verificou-se que qualquer quantia monetária utilizada para recompensar o bom desempenho é significativa para causar a motivação para melhores desempenhos. Existindo uma grande confiança por parte dos trabalhadores em relação à gestão, a recompensa atribuída (num contexto em que os resultados relativos ao desempenho acorreram de uma avaliação de desempenho justa) fomenta a motivação. Este estudo também demonstrou que as recompensas aumentam a motivação extrínseca e que, nos casos em que o trabalhador é avesso a desafios, consegue diminuir a motivação intrínseca, quando o contexto em que o trabalhador encontra-se inserido é desfavorável (não foi contemplado na atribuição da recompensa).
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2975
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão (Área de empresas)
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa.pdf72,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação de Mestrado.pdf905,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.