Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2991
Título: A filosofia Kaizen como metodologia de gestão baseada na melhoria contínua, estudo de caso: principais impactos nos recursos humanos envolvidos em sessões Kaizen
Autor: Guerra, Helena Costa
Orientador: Lourenço, Luís António Nunes
Palavras-chave: Gestão de empresas - Melhoria continua
Recursos humanos - Filosofia Kaizen
Data de Defesa: 2010
Resumo: Num mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes: económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm uma, cada vez maior, necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam enfrentar a mudança e ser participantes da mesma. Nos últimos anos muitos paradigmas de gestão têm vindo a alterar-se e as empresas cada vez mais identificam estratégias de Melhoria Contínua baseadas na Filosofia Kaizen como forma de fazer face aos novos desafios. Neste trabalho serão abordadas a Filosofia Kaizen e o Total Flow Managment e identificados os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Os resultados da adopção de Modelos de Gestão baseados na Melhoria Contínua têm sido objecto de análise e quantificação, mas muito mais ao nível dos impactos quantitativos que produzem no desempenho da organização. Não existem, no entanto, evidências na literatura ou estudos levados a cabo, que permitam concluir acerca dos impactos que a adopção destes modelos causa ao nível dos Recursos Humanos envolvidos. Neste estudo pretende-se avaliar até que ponto a participação em Sessões Kaizen tem influência na atitude dos Recursos Humanos envolvidos e nos seus conhecimentos e competências na Melhoria Contínua. Para isso, desenvolveu-se um estudo junto de uma empresa que está a adoptar um Modelo de Gestão baseado na Melhoria Contínua, que passou pela realização de um inquérito junto dos participantes em Sessões Kaizen e de entrevistas junto dos responsáveis chave pela implementação deste modelo na empresa objecto de estudo. A realização deste estudo permite concluir que as Sessões Kaizen levadas a cabo na empresa tiveram um efeito positivo promovendo uma atitude mais proactiva, mais competências e melhores conhecimentos junto dos trabalhadores envolvidos em actividades de Melhoria Contínua.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2991
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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