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Título: A influência dos recursos e capacidade da empresa e da orientação empreendedora na fomação de alianças: uma perspectiva de empreendedorismo colaborativo
Autor: Manteigueiro, Patrícia Isabel do Carmo Pereira Costa
Orientador: Franco, Mário José Baptista
Palavras-chave: Empreendedorismo colaborativo
Empreendedorismo colaborativo de recursos
Data de Defesa: 2011
Resumo: O ambiente complexo, turbulento e em constante mudança, em que as empresas operam, intensificou-se consideravelmente. Assim, o empreendedorismo é visto como um processo no qual os empresários procuram oportunidades sem considerar os recursos que têm sob controlo. O reconhecimento de oportunidades inclui actividades, tais como, a exploração da envolvente externa para novos mercados, necessidades não satisfeitas, problemas existentes nos processos de trabalho, bem como novas ideias de produtos. Neste sentido, o empreendedorismo requer a cooperação e a colaboração entre várias partes. De facto, um número crescente de empresas depende da formação de alianças para aceder aos recursos necessários para atingir os seus objectivos estratégicos. Até ao momento, o papel do empreendedorismo na investigação dentro da área das alianças, ou vice-versa, tem recebido uma atenção muito limitada. Em particular, a influência da orientação empreendedora e dos recursos das empresas na decisão de entrar numa aliança é um campo de investigação pouco explorado. Consequentemente, o objectivo deste estudo é preencher esta advertência. Ao fazer-se isso, uma das contribuições deste estudo está no desenvolvimento de teoria e numa melhor compreensão de como usar alianças como uma abordagem de empreendedorismo colaborativo. No presente estudo considerou-se como população/universo todas as empresas portuguesas inseridas numa base de dados fornecida pelo AICEP – Porto. A recolha de dados foi feita através de um questionário aplicado durante o mês de Abril de 2011. Este questionário online foi administrado com links personalizados e códigos de controlo de resposta. Das 1.620 empresas contactadas (amostra inicial), um total de 84 questionários preenchidos foi devolvido correctamente, gerando uma taxa de resposta de cerca de 5%. Nesta investigação, as variáveis independentes dizem respeito a 8 itens de recursos da empresa (tangíveis e intangíveis), a 2 itens relativos às capacidades específicas e 5 itens para a orientação empreendedora. Para a medição destas variáveis usaram-se 5 pontos de acordo com uma escala de Likert. A variável dependente foi a adopção ou não de alianças como forma de desenvolver actividades empreendedoras colaborativas. Para a análise dos dados, foi desenvolvido um processo de estimação desenvolvido através da utilização de regressão logística. Desta forma, avaliou-se o peso relativo dos estimadores significativos que influenciam a probabilidade da formação de alianças, ou seja, a orientação empresarial e os recursos e capacidades das empresas em análise. No geral, o modelo proposto de relações entre orientação empreendedora e recursos e capacidades da empresa parece ser parcialmente adequado para explicar a formação de alianças como um fenómeno do empreendedorismo colaborativo. Detectou-se que vários recursos determinam a decisão de usar alianças, em particular, os recursos tangíveis e organizacionais parecem exercer uma influência positiva sobre a decisão em formar alianças. No entanto, apesar das alianças serem geralmente vistas como uma contribuição vital para o empreendedorismo colaborativo, o seu impacto é fraco no modelo validado no presente estudo. A influência das várias dimensões da orientação empreendedora na formação de aliança aparece, todavia, de forma mista.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3011
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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