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Título: Produto ecológico feminino: estudo de mercado do copo menstrual
Autor: Monteiro, Vanessa Isabel Reis
Orientador: Alves, Helena Maria Baptista
Palavras-chave: Marketing verde
Responsabilidade social das empresas
Data de Defesa: 2011
Resumo: A degradação ambiental é um fenómeno que tem ocorrido, nos últimos anos, em consequência do desapropriado consumo dos recursos naturais e dos desperdícios em materiais resultantes, da fabricação, acondicionamento e descarte do produto. Porém, é necessário entender que os prejuízos ambientais advêm de comportamentos e acções voluntárias/involuntárias dos consumidores verdes, provocando o aumento do aquecimento global, destruição da camada de ozono e desertificação. Por esta razão, as empresas estão a adoptar o marketing verde, com o objectivo de diminuir a poluição ambiental, através da redução do uso de matérias-primas e recursos naturais disponíveis, prolongando a vida útil dos produtos e evitando a fabricação de novos. Esta pesquisa consiste no estudo de um grupo de mulheres dispostas a utilizar um produto, chamado Copo Menstrual. Esta investigação foi dividida em dois momentos distintos, o primeiro corresponde ao momento anterior à utilização do produto e o segundo diz respeito ao momento em que a mulher já procedeu ao uso do copo menstrual. Ainda assim o grupo de mulheres foi dividido em mulheres com filhos e mulheres sem filhos. Desta forma, definiu-se como objectivos principais: verificar o comportamento da mulher na intenção e efectiva utilização do copo menstrual, grau de conhecimento, aceitação e satisfação da mesma em relação ao produto. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que existem pequenas diferenças significativas entre as amostras analisadas em cada momento de utilização. De forma geral as mulheres estão agradavelmente satisfeitas com o uso do copo menstrual, tendo apresentado um comportamento regular e apropriado no que respeita à utilização do copo menstrual. Apesar de existir uma pequena quantidade de mulheres a participar neste estudo, por questões ambientais e ecológicas, as demais têm a intenção de mudar o seu comportamento e atitudes em relação ao copo menstrual e não só. Por outro lado afirma-se também que as mulheres com filhos mostraram-se mais receosas e não tão receptivas a estudos desta natureza, contrariamente às mulheres sem filhos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3067
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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