Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3069
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaço, Arminda Maria Finisterra do-
dc.contributor.authorGonçalves, Rute Susana Vicente-
dc.date.accessioned2015-02-18T17:47:19Z-
dc.date.available2015-02-18T17:47:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3069-
dc.description.abstractO turismo religioso é, em muito locais do globo, o motor de desenvolvimento local. Em Portugal só é considerado turismo religioso, enquanto produto, o cristão. Não existem referências ao nível do turismo religioso judaico, apenas manifestações esporádicas ou tentativas ainda muito incipientes no que concerne à estratégia de potenciar este tipo de turismo. Em Belmonte, local sobre o qual incidiu este estudo, reside uma das comunidades judaicas mais antigas do mundo, com cerca de 140 pessoas, com um passado e percurso distintivos. A presente investigação tem como objectivo perceber o que impele o turista a visitar Belmonte e como é percepcionada a oferta do turismo religioso judaico. A metodologia adoptada no desenvolvimento da investigação exigiu a utilização de dados primários, através do método quantitativo. Nesse sentido, com a finalidade de aferir as motivações e percepções, o questionário foi aplicado a 180 turistas domésticos e estrangeiros, com questões que contemplavam variáveis demográficas e comportamentais. As análises efectuadas permitiram concluir que o turista é doméstico, tem motivações culturais e visita essencialmente museus e monumentos. Normalmente tem uma imagem da oferta de turismo religioso judaico muito positiva, mas refere que seria muito importante se existissem outros recursos incluídos na oferta deste tipo turismo, nomeadamente Restaurantes Kosher e Galerias de arte judaica. Este estudo fornece uma base de trabalho importante para os interessados e para os responsáveis pelo turismo de Belmonte, reconhecendo a necessidade e lançando o desafio de serem criadas estratégias de marketing diferenciadoras e mais agressivas para angariar mais visitantes e turistas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTurismo religioso - Judaísmopor
dc.subjectComunidade judaica - Património histórico-culturalpor
dc.titleTurismo religioso judaico: o caso de Belmontepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Turismo Religioso Judaico_O caso de Belmonte.pdf910,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.