Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3104
Título: Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças
Autor: Jana, Daniel Fernando Marques Lopes
Orientador: Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Marketing -- Comportamento do consumidor
Marketing -- Clubes desportivos
Data de Defesa: 2012
Resumo: O comportamento do consumidor nomeadamente no público infantil ganha cada vez maior importância para os clubes desportivos ao longo dos tempos, pois tem características muito próprias e ao ser usado da melhor maneira faz com que os clubes angariem, retenham e fidelizem mais adeptos. Assim partindo da temática relacionada com o comportamento do consumidor infantil, esta investigação teve com objectivo principal estudar os processos de criação da preferência dos clubes desportivos nas crianças. Para isso, partindo das questões de investigação geradas pela revisão de literatura, realizou-se um estudo que contemplou indivíduos que possuem preferências clubísticas, com base em inquéritos por questionário. Os resultados mostram como é essencial para os clubes desportivos portugueses, perceber quais os processos que levam as crianças a desenvolverem preferências clubísticas, dando respostas que permitem perceber quem são os seus principais influenciadores e qual o seu papel, em que fase do ciclo de vida é formada esta preferência e a relação dos aspectos demográficos como região, sexo, classe social, assim como factores a ter em conta nas preferências clubísticas. Mostram ainda que relativamente á evolução da sociedade e às mudanças que esta origina, os clubes desportivos portugueses beneficiarão se estiverem atentos e preparados para alterações na forma de comunicar e de criar valor para satisfazerem e cativarem potenciais adeptos. Espera-se que os resultados deste estudo vão de encontro ao objectivos proposto que consiste em estudar os processos de criação de preferências dos clubes desportivos nas crianças, visualizando também o futuro dos clubes portugueses no que diz respeito a importantes evoluções, nomeadamente, progressos sociais, culturais e também tecnológicos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3104
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE - Daniel Jana.pdf648,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.