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Título: O efeito do envelhecimento na qualidade de vida e no comportamento de consumo
Autor: Ferrão, João Tiago
Orientador: Paço, Arminda Maria Finisterra do
Palavras-chave: Marketing - Comportamento de consumo
Envelhecimento - Comportamento de consumo
Data de Defesa: 2012
Resumo: O envelhecimento da população é um fenómeno global e uma das mais importantes alterações demográficas da história da humanidade, tal é a velocidade com que a população está a envelhecer. As previsões apontam que em 2050 haverá em todo o mundo um maior número de pessoas com mais de 60 anos, do que com idades inferior a 15 anos. Esta tendência é também observada em Portugal. Estas alterações demográficas relevam a importância do segmento sénior para os mercados, pelo que a compreensão dos efeitos do envelhecimento, de como os indivíduos se adaptam para manter a sua independência funcional, da definição de estratégias que propiciem essa mesma independência e da resposta aos seus desejos, torna-se necessária. O envelhecimento é um processo complexo, heterogéneo e individual, que provoca alterações no ser humano na sua componente física, psicológica e social. Estas modificações influenciam o comportamento de compra e o processo de decisão dos indivíduos, sendo motivo de interesse para o Marketing. Este estudo tem como objectivo a análise a população idosa, nomeadamente a influência da idade na Qualidade de vida e no comportamento de consumo, bem como a relação entre Qualidade de Vida e o Comportamento de Consumo. A amostra de 150 indivíduos, divididos em dois grupos 45-64 anos e 65+ anos, foi sujeita a um inquérito por questionário com duas escalas de análise: a Escala de Qualidade WHOQOLBREF validada para a população Portuguesa e a Escala de Comportamento de Consumo (EBBT). Paralelamente foram levantados dados sociodemográficos e aspetos relacionados com a saúde global dos inquiridos. O estudo revelou a influência da idade biológica no domínio físico da escala de qualidade de vida, não se identificando a influência da idade biológica na escala EBBT, nem qualquer tipo de relação estatística dos resultados obtidos entre as dimensões da escala WHOQOLBREF e as dimensões da escala EBBT.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3105
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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