Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3106
Título: Web city marketing: análise aos websites das cidades médias portuguesas
Autor: Lopes, Hugo Emanuel Nobre
Orientador: Raposo, Mário Lino Barata
Rodrigues, Ricardo Gouveia
Palavras-chave: Marketing de cidades - Portugal
Websites - Cidades
Data de Defesa: 2012
Resumo: As cidades do século XXI caraterizam-se como entidades dinâmicas e estão a tornar-se altamente competitivas no intuito de atrair investimento, turismo e residentes. Com o objetivo de alcançar um posicionamento competitivo, as cidades, começam a utilizar os seus sites como ferramenta de marketing. A presente investigação incorpora um caráter inovador, na medida em que, procura aferir se os websites de quarenta cidades médias portuguesas, estão direcionados para os diferentes públicos das cidades, numa abordagem de city marketing. Através da análise de conteúdo, e tendo por base o modelo de análise desenvolvido, que incorpora oitenta indicadores, foi possível avaliar cinco dimensões: Conteúdo, Acessibilidade, Usabilidade, Interatividade e Serviços online. A conjugação de todas as dimensões analisadas possibilitou a elaboração de um ranking global, no qual, a cidade de Faro obteve a melhor pontuação. Os resultados evidenciam também que, fundamentalmente, as cidades direcionam o seu conteúdo para visitantes e residentes, e menos para empresas e investidores. De um modo global, constata-se que a maioria das cidades não está a aproveitar todo o potencial do seu site, principalmente, na oferta de serviços online e ferramentas Web 2.0, como as redes sociais. Para contrariar essa tendência, apresentam-se algumas sugestões que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, que designamos, de Web city marketing.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3106
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_City Marketing.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.