Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3109
Título: O Perfil do turista na Região da Beira Interior
Autor: Pimpão, Amanda Raquel Moreira
Orientador: Alves, Helena Maria Baptista
Palavras-chave: Mercado Turístico - Segmentação
Turismo - Beira Interior
Data de Defesa: 2008
Resumo: O turismo, é uma das principais actividades produtivas, sendo um sector chave para a economia portuguesa. No entanto, a actividade turística em Portugal, está a sofrer uma série de mudanças devido à saturação de certos mercados emissores, o aparecimento de novos destinos turísticos e o amadurecimento dos destinos que oferecem o produto “sol e praia”. Desta forma, há a necessidade de desenvolver novos pólos turísticos, como o caso da Beira Interior, zona esta que pelo seu conteúdo turístico específico e distinto, justifica a sua criação para o desenvolvimento do mercado nacional e internacional. Assim, pretendeu-se com esta investigação desenhar o perfil do turista que visita a Região da Beira Interior. Para tal, e com o intuito de formar diversos segmentos de mercado para a Região, foi elaborada uma Análise de Clusters tendo por base as variáveis comportamentais e demográficas, com o objectivo de facilitar o posicionamento do produto/serviço e a comunicação dos seus atributos. Desta forma, e após a análise dos dados concluiu-se que os turistas que visitam a Região, são maioritariamente Portugueses, provenientes do distrito de Lisboa, havendo uma percentagem relativa de turistas Espanhóis. Sendo as “Férias/Lazer” o principal motivo de visita à Região, estes não deixam de evidenciar que a “falta de acessos/estradas em mau estado” e a “falta de actividades turísticas e de infra-estruturas hoteleiras”, possam ser um fracasso para a Região. Contudo, gostam de “Passear pela Natureza”, considerando-a um dos aspectos mais positivos da Região da Beira Interior. A vinda de tais turistas à Região, é resultado da satisfação/bem-estar que a Região lhes propicia, bem como pelo facto de a mesma estar a corresponder às suas expectativas. Demonstram intenção de voltar a visitá-la e aconselhá-la a amigos e conhecidos como destino turístico. Para que o futuro da Região da Beira Interior seja ambicioso, deve fomentar-se o aumento de uma oferta de qualidade, melhorar as acessibilidades, e criar uma imagem mais forte junto dos clientes cada vez mais exigentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3109
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Perfil do Turista na Região da Beira Interior (M1377).pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.