Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3110
Título: Estudo do patrocínio na comunicação online das marcas desportivas
Autor: Carneiro, João Nuno Pinto Lourenço de Sousa
Orientador: Duarte, Paulo Alexandre
Palavras-chave: Web marketing - Patrocínio
Ambush marketing
Marketing desportivo
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente estudo procurou analisar a estratégia de comunicação online, a nível europeu das marcas desportivas, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, versus algumas das maiores marcas desportivas da Europa, nomeadamente no destaque do patrocinador na comunicação online, caracterizando os adeptos ou simpatizantes, o perfil no uso da internet, o conhecimento dos patrocinadores da sua marca desportiva preferencial e a preferência por um patrocinador exclusivo. Neste sentido, procedeu-se à recolha de informação qualitativa e quantitativa. Aplicou-se um questionário aos vários adeptos das marcas desportivas nacionais e foram observados os respectivos sites, bem como os sites de algumas das maiores marcas desportivas europeias. Podemos concluir que as marcas desportivas nacionais ainda têm de percorrer um largo caminho, juntamente com as marcas patrocinadoras, de modo a potenciarem o negócio de ambas e aproximarem-se dos níveis europeus já praticados. A importância do presente estudo, prende-se com o facto da necessidade de se percepcionar o posicionamento, no tema mencionado, das marcas desportivas nacionais versus as europeias de uma forma concreta, dando simultaneamente um caminho às mesmas, de modo a potenciarem o seu negócio, nunca esquecendo o ganho win-win com o patrocinador. Uma excelente oportunidade de estudo será verificar na prática a opção, ou não, por um determinado artigo do patrocinador, pelo facto de o mesmo patrocinar a marca desportiva em questão, cruzando posteriormente os resultados alcançados com os do presente estudo, maximizando assim o negócio na perspectiva win-win, entre a marca desportiva e o patrocinador.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3110
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Joao_Carneiro_Marketing.pdf5,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.