Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3111
Título: Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
Autor: Madeira, Inês Dionísio
Orientador: Azevedo, Susana Garrido
Palavras-chave: Comportamento do consumidor - Marca de luxo
Produtos de luxo - Consumidor
Data de Defesa: 2009
Resumo: Adquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3111
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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