Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3113
Título: Marketing verde: o estudo do comportamento de poupança de recursos energéticos
Autor: Varejão, Lília Barreiros
Orientador: Paço, Arminda Maria Finisterra do
Palavras-chave: Comportamento do consumidor - Energias renováveis
Marketing verde
Data de Defesa: 2009
Resumo: Durante as últimas décadas tem-se verificado um aumento no consumo de energia, especialmente de energia eléctrica, facto que, juntamente com outros aspectos, contribui vivamente para a degradação ambiental e consequentemente para a procura e utilização de energias de fonte renovável. Contudo, existem ainda alguns obstáculos à aplicação em pleno de políticas de utilização de fontes renováveis de energia, bem como à sua proliferação. Como tal, têm sido procuradas outras soluções para salvaguardar o meio ambiente. A poupança de recursos energéticos é uma delas. Para a consciencialização desta problemática por parte dos vários agentes económicos, muito têm contribuído as acções de marketing social e, mais concretamente, do marketing verde, ao promoverem uma mudança cognitiva e comportamental em relação ao ambiente, e ao contribuírem para a divulgação do tema. Assim, os consumidores têm sido alertados através de diversos meios, nomeadamente através de campanhas publicitárias, para a importância da poupança de recursos energéticos como forma de preservar o ambiente. Posto isto, levantam-se algumas questões, tais como: Quais serão os hábitos de consumo de energia eléctrica dos portugueses em suas casas?; Qual será o principal motivo que os leva a agir de determinada forma?; Qual será a importância das campanhas publicitárias no seu comportamento?; Quais serão as características diferenciadoras entre grupos de consumidores relativamente à poupança de recursos energéticos? É a estas questões que este trabalho pretende dar resposta.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3113
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa e contracapa.pdf37,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
parte1.pdf43,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
parte 2 - corpo texto.pdf547,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexos.pdf290,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.