Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3115
Título: Marketing político, uma análise às potencialidades da internet como ferramenta de comunicação
Autor: Sousa, David José Fernandes de
Orientador: Paço, Arminda Maria Finisterra do
Palavras-chave: Marketing político -- Internet
Comunicação em política
Data de Defesa: 2009
Resumo: O predomínio da informação nas relações sociais alterou a ordem estabelecida pelo Estado e pelas formas tradicionais de fazer política. A par do desenvolvimento tecnológico dos media, também o marketing político conheceu um desenvolvimento significativo como forma de melhor moldar e preparar a classe política. Cada vez mais a internet se estabelece como um novo meio de comunicação, através do qual os agentes políticos e governamentais comunicam e interagem com o seu público-alvo. Neste sentido, torna-se pertinente o estudo da internet como meio de comunicação política. Este estudo tem dois objectivos gerais: analisar a forma como os sites dos partidos políticos, nomeadamente, Partido Socialista (PS) e Partido Social Democrata (PSD), são percepcionados pelos eleitores utilizadores da internet e avaliar a internet (em particular os sites do PS e PSD) como meio de comunicação política. A investigação empírica foi realizada através de questionário e para a respectiva análise estatística dos dados recorreu-se a métodos descritivos, análises crosstabulation e testes não paramétricos. As principais conclusões obtidas através da análise dos resultados foram as seguintes: (1) os aspectos mais valorizados foram os mesmos para ambos os sites. Estes passam a enunciar-se de seguida: “facilidade em encontrar o site”, “rapidez na abertura da home page e sub páginas” e, “facilidade na navegação” (2) o conteúdo/ informação presente em ambos os sites apresenta limitações na capacidade de influenciar a decisão de voto dos eleitores; (3) a internet não se destaca como principal fonte de informação política e, por fim, (4) antevê-se uma oportunidade futura para a possibilidade de votar através da internet. Em suma, a internet desempenha um papel significativo no processo eleitoral, ou seja, na divulgação de informação e como um potencial mecanismo de voto. Contudo, os sites dos partidos políticos parecem ineficazes enquanto instrumentos de marketing e de persuasão dos votantes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3115
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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