Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3152
Título: A competitividade dos territórios e o marketing territorial: um modelo conceptual de análise da construção da proposta de valor do produto território e a intervenção das autoridades locais
Autor: Belo, Manuel José Gordo Videira
Orientador: Raposo, Mário Lino Barata
Palavras-chave: Marketing territorial - Competitividade
Marketing territorial - Estratégias
Competitividade territorial - Qualidade de vida
Valor territorial - Poder local
Data de Defesa: 2010
Resumo: O território enquanto espaço de dinâmicas produtivas e em função dessa realidade apresenta um determinado nível de competitividade. Recolhendo diversos contributos é confirmado o impacto da competitividade de um território no aumento da sua produtividade e da qualidade de vida da sua população. Reconhecendo a importância da capacidade competitiva do território na qualidade de vida dos cidadãos, afigura-se essencial aferir se o marketing territorial constitui um instrumento fundamental de planeamento e gestão de um território, fazendo parte de um pacote mais vasto de elementos a considerar na construção de uma visão estratégica para o território, e bem assim, de apoio e suporte à sua capacidade competitiva. A noção de que a implementação de políticas, estratégias e actividades de marketing territorial implicam a construção de uma proposta de valor relativa ao produto território é realçada, bem como o papel decisivo que as autoridades locais têm na construção dessa proposta. Nesse particular, embora informal e resumidamente, é apresentada a análise de um caso concreto no Município de Nisa. Questionando se a proposta de valor do produto território é, efectivamente, resultado de uma consistente política de marketing territorial, avança-se para a proposta de um modelo conceptual de análise a aplicar posteriormente, no âmbito de um case study já identificado. Pretende-se que a aplicação do modelo possa testar a consistência e o sucesso da proposta de valor do produto território, tendo em atenção o seu impacto na capacidade competitiva de dado território e os necessários reflexos na qualidade de vida da população.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3152
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado- Manuel Belo.pdf4,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.