Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3153
Título: O evento turístico Santa Bebiana na vila do Paul estudo do seu impacto social na qualidade de vida dos residentes e implicações de marketing
Autor: Mendes, Sandra Catarina Carvalheira
Orientador: Alves, Helena Maria Baptista
Palavras-chave: Marketing de eventos
Qualidade de vida -- Aspectos sócio-culturais
Data de Defesa: 2010
Resumo: O trabalho apresentado está focado num evento, que tem a particularidade de estar baseado num recurso cultural como é a Festa da Santa Bebiana no Paul. A criação de eventos deste tipo no meio rural torna-se numa componente vital dos programas estratégicos de desenvolvimento rural no que diz respeito à geração de construção de identidade pelo turismo que depois revertem na localidade, para além do papel que possuem na preservação do património natural e cultural. Assim sendo, este trabalho de investigação pretende avaliar o impacto que gera um evento turístico dentro de uma área rural, para obter um feedback sobre o sucesso destas acções e a sua repercussão em termos de impactos sociais na comunidade local. O estudo realizou-se com a junção de duas perspectivas: a perspectiva dos residentes (assistentes e participantes/organizadores) e dos turistas, com objectivo de associar o grau de melhoria da qualidade de vida com o grau de impacto, para tal utilizou-se um questionário em ambos. Na perspectiva dos turistas analisou-se o seu perfil, origem, comportamento de compra com intuito de conhecê-lo uma vez que não existem dados a este respeito. Comparou-se a atractividade do evento tanto dos turistas como dos residentes numa escala de likert de 7 pontos, com intuito de percepcionar a capacidade de atracção. Na perspectiva dos residentes analisou-se o seu perfil para o conhecê-lo melhor, e avaliou-se o impacto social na qualidade de vida dos residentes gerado pelo evento da Santa Bebiana. Para isso, utilizou-se uma metodologia adaptada do estudo de Gursoy et al (2004), dividida em três impactos “coesão da comunidade”, “incentivos sociais” e “ custos sociais” numa escala de tipo likert de 7 pontos. Utilizou-se como instrumento de medida uma regressão linear simples, para obtermos a correlação das variáveis Independente (impactos) e dependente (qualidade de vida nos residentes). Bem como, o teste de Cronhbac, para avaliar a consistência dos itens, dando assim maior consistência ao estudo. O coeficiente de correlação de Pearsons, para verificar se a relação entre as variáveis é existente. O estudo demonstrou que os impactos sociais gerados pelo evento Santa Bebiana têm influência na qualidade de vida dos residentes da vila de Paul.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3153
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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