Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3155
Título: Ecoturismo: uma abordagem ao caso brasileiro
Autor: Resende, Carolina Nunes Freire
Orientador: Paço, Arminda Maria Finisterra do
Palavras-chave: Ecoturismo - Brasil
Marketing - Ecoturismo
Data de Defesa: 2010
Resumo: Nos últimos anos as preocupações com os aspectos relacionados ao meio ambiente aumentaram em decorrência da exploração ilimitada praticada pelo homem. Desde então pôde observar-se uma nova consciência causada pela busca do exótico, intocado e preservado. O ecoturismo, como alternativa turística com alto nível de sustentabilidade, cresce e propõe uma forma de turismo consciente e totalmente voltado para a natureza. Nesse sentido, surge a necessidade de analisar e explorar o mercado ecoturístico brasileiro buscando ampliar o conhecimento sobre os comportamentos e atitudes tanto das empresas que atuam no setor, como dos consumidores que adquirem esse tipo de produto. Diante da perspectiva empresarial os fatores como a gestão ambiental, a responsabilidade social e o marketing sustentável compõem a lista de aspectos importantes que contribuem para o desenvolvimento desse setor. Do outro lado, na perspectiva do consumidor, estão os turistas que se preocupam com ações ambientalmente conscientes ao adquirir um produtos/serviço. A investigação empírica do estudo foi elaborada diante destas duas perspectivas, a empresarial, desenvolvida através de estudos de caso, e a do consumidor que foi realizada através de questionários e cujos dados foram submetidos a tratamentos estatísticos. Foi possível concluir que as empresas precisam melhorar o seu desempenho em relação ao estudo dos clientes e certificação ambiental, mas vale ressaltar que as preocupações ambientais e sociais são patentes nas suas ações. Em relação aos consumidores (ecoturistas) é possível salientar que estes se preocupam com as questões ambientais ao se hospedar, valorizando o desempenho das empresas socialmente responsáveis. O grande incentivador destes turistas é a natureza, a conservação ambiental e a sustentabilidade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3155
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa_carolina[1].pdf454,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Disertação.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO I.pdf301,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO II.pdf264,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO III.pdf413,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO IV.pdf287,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.