Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3160
Título: Estratégias de preço no mercado turístico: análise hoteleira por localidade
Autor: Roseta, Ricardo
Orientador: Pinheiro, Paulo
Palavras-chave: Marketing-mix -- Turismo
Marketing-mix -- Preço
Data de Defesa: 2010
Resumo: Objectivos: O objectivo deste estudo é compreender a temática do preço, do turismo e a relação entre ambos, é também pretendido analisar o comportamento das entidades hoteleiras no que confere à fixação dos preços nas diferentes épocas (alta e baixa) e em diferentes categorias (single e doble). Pretendeu-se também verificar as diferenças na fixação de preços nos diferentes locais analisados e as diferenças entre a fixação de preços dos hotéis perante o ciclo de vida do serviço. Relevância: Analisar a forma como é efectuada a prática da fixação de preços no mercado turístico, em particular na vertente hoteleira, de forma a perceber se há padrões comuns entre os diferentes hotéis. Amostra: Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de conveniência, com 34 hotéis. Material e Métodos: Foram recolhidos os preços dos quartos single e doble em época alta e baixa dos hotéis, através dos sites oficiais dos hotéis. Análise Estatística: Para testar as diferentes hipóteses propostas para este estudo foi utilizada a análise estatística de forma diferenciada para cada uma delas, assim foi utilizada a classificação por clusters hierárquicos, correlação entre distâncias e tabelas de cruzamento de dados. Resultados: Os resultados obtidos apresentam significância estatística, mostrando que existem diferenças entre os hotéis estudados e os preços por eles praticados. Os parâmetros estudados demonstram que há uma grande diversidade no processo de fixação de preços, quer dentro de cada hotel (pelas épocas e categorias) quer mesmo em comparação com os outros hotéis estudados, mostrando que há uma ausência de um padrão na fixação de preços. Conclusões: Das hipóteses testadas neste estudo pode dizer-se que os resultados obtidos não podem ser extrapolados para a totalidade dos hotéis de 5 estrelas em Portugal pelo facto de apenas terem sido analisados 34 hotéis. Assim os resultados obtidos são apenas referentes a este grupo de teste. No entanto na amostra foi perceptível através dos resultados que existem 5 grupos de hotéis em existem semelhanças entre os preços praticados, mesmo existindo diferenças dos mesmos dentro de cada grupo, desta forma neste estudo consegue-se verificar as diferenças na fixação de preços de hotel para hotel e as possibilidades que existem à escolha dos mesmos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3160
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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