Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3161
Título: Orientação para o mercado interno nas instituições de ensino superior: as suas inter-relações com outras variáveis organizacionais
Autor: Carlos, Vera Silva
Orientador: Rodrigues, Ricardo Gouveia
Palavras-chave: Satisfação no trabalho - Desempanho
Cidadania organizacional - Comportamento
Marketing interno - Mercado interno
Compromisso organizacional
Data de Defesa: 2010
Resumo: Actualmente, as organizações deparam-se com um ambiente de grande incerteza e cada vez mais se apercebem de que os trabalhadores são essenciais para actuar perante as mudanças que ocorrem a nível interno e externo. Nesta perspectiva, compreender quais as necessidades e desejos dos trabalhadores e como dar resposta a estes aspectos é fundamental. A presente investigação tem como principal objectivo analisar as relações existentes entre a prática do marketing interno, através da avaliação da orientação para o mercado interno, e a satisfação no trabalho, o compromisso organizacional, os comportamentos de cidadania organizacional e os traços de desempenho que se traduzem num desempenho elevado. Um outro objectivo consiste em averiguar as relações entre a satisfação no trabalho, o compromisso, os comportamentos de cidadania organizacional e o desempenho. Neste sentido, é proposto um modelo de investigação que descreve estas relações. Pretende-se, ainda, compreender se existe orientação para o mercado interno no ensino superior e qual o grau de exibição das restantes variáveis em estudo neste contexto específico. Os resultados revelam que existem relações directas e indirectas entre as variáveis em estudo, embora algumas não sejam significativas, portanto o modelo proposto tem fundamentação empírica. Especificamente em relação ao ensino superior, o compromisso, a satisfação e o desempenho dos docentes parecem ser moderados. No entanto, a exibição de comportamentos de cidadania é, em média, moderada a elevada. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado interno nas instituições de ensino superior é baixa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3161
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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