Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3168
Título: O marketing relacional no setor do turismo: laços mais valorizados pelos turistas ibéricos
Autor: Costa, Luís Miguel da Nave
Orientador: Alves, Helena
Palavras-chave: Marketing relacional -- Produtos turísticos
Marketing relacional -- Plano estratégico
Data de Defesa: 2012
Resumo: A alteração provocada no paradigma do marketing devido à proliferação do setor dos serviços levou a que o foco se demarcasse da perspetiva transacional ou tradicional, focado essencialmente numa única transação, para uma perspetiva relacional, em que o cliente é encarado como parte integrante do processo. Esta alteração de foco tem como objetivo a fidelização de clientes como forma de prolongar a troca de valor entre clientes e empresas ao longo do tempo. Importa por isso identificar quais as estratégias mais adequadas e efetivas para fidelização dos clientes. O turismo assume-se, atualmente, com um setor estratégico no desenvolvimento de Portugal e enquadrando-se no setor dos serviços, é-lhe aplicável o conjunto de estratégias de marketing relacional. Assim sendo, a partir dos objetivos traçados pelo Plano Nacional Estratégico do Turismo (PENT) para desenvolvimento do setor este estudo procura identificar quais as dimensões do marketing relacional efetivamente presentes no canal online das regiões de turismo, quais os tipos de laços presentes e mais valorizados por tipo de oferta turística e qual o perfil de consumo dos turistas. Este estudo tem uma dimensão de análise qualitativa às páginas de internet das regiões de turismo de Portugal e uma dimensão qualitativa no contexto do mercado ibérico, tendo em conta que Espanha se reveste de especial importância como mercado prioritário para o crescimento externo. Os resultados do estudo demonstram que apesar da identificação de estratégias de marketing relacional nas páginas de internet das regiões de turismo ainda há um longo trabalho a desenvolver tendo em conta as estratégias definidas no PENT (2011), bem como os laços financeiros, financeiros/estruturais e financeiros/sociais identificados no setor do turismo ibérico, através da análise quantitativa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3168
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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