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Título: Voluntariado empresarial: motivação e práticas
Autor: Nave, Ana Cláudia Pinto
Orientador: Paço, Arminda Maria Finisterra do
Palavras-chave: Voluntariado empresarial
Voluntariado - Motivação
Voluntariado - Satisfação
Voluntariado empresarial - Responsabilidade social
Data de Defesa: 2012
Resumo: A sociedade vive tempos críticos devido ao facto de grande parte da humanidade ter esquecido ou desvalorizado determinados valores sociais e humanitários (Martinelli, 1992). Contudo, tem-se verificado uma gradual preocupação no que respeita à responsabilidade social e ao espírito de entreajuda na sociedade civil e no mundo empresarial. O presente estudo tem como principal objetivo a descoberta e entendimento das motivações e de outros fatores como a satisfação, felicidade e bem-estar, que levam à participação e desenvolvimento de ações de voluntariado no âmbito empresarial. Para alcançar o objetivo proposto, a presente investigação contou com a colaboração do grupo Galp Energia para o desenvolvimento do estudo de caso sobre o seu programa de voluntariado ‘Galp Voluntária’ e para a recolha dos dados, através da aplicação de um questionário aos funcionários que colaboram no programa de voluntariado da empresa. O questionário foi elaborado em versão digital e colocado na intranet da empresa desde o mês de novembro de 2011 até janeiro de 2012. As motivações e o grau de satisfação e felicidade dos inquiridos do estudo foram mensurados através de várias escalas: a primeira foi desenvolvida por Clary et al. (1998), a escala VFI (Volunteer Functions Inventory); a segunda, a escala SHRM (Satisfaction with Human Resource Management), foi adaptada de Jiménez, Fuertes e Abad (2009) e de Silverberg, Marshall e Ellis (2001); por último, foi usada a SHS (Subjective Happiness Scale) desenvolvida por Lyubomirsky e Lepper (1997). Para alcançar o objetivo definido procedeu-se a uma extensa revisão da literatura de modo a tomar conhecimento da situação real do voluntariado empresarial no contexto nacional e com base na revisão de literatura, procedeu-se ao desenvolvimento do método de recolha de dados e à elaboração de um conjunto de hipóteses que foram posteriormente testadas. Com base nos resultados obtidos no questionário, concluiu-se que existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores motivacionais Compreensão e Proteção para os voluntários do género feminino e masculino; da mesma forma, quando comparadas as motivações dos voluntários mais jovens em relação aos mais maduros, os fatores motivacionais Compreensão e Proteção, também apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Concluiu-se, ainda, que a experiência de voluntariado se revelou satisfatória em todos os aspetos para os voluntários e, por último, não se verificou que a satisfação com o programa de voluntariado estivesse positivamente relacionada com o sentimento de felicidade dos voluntários.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3169
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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